sexta-feira, 21 de outubro de 2011

12:05 - No comments

#5 Castelo dos Templários

GC14FT6


N 39° 36.169 
W 008° 25.120


A fundação do Castelo de Tomar deu-se no séc. XII e cuja obra tinha como finalidade ser sede da Ordem do Templo. 


Os dois grandes impulsionadores desta obra foram D. Afonso Henriques e D. Gualdim Pais, 2º Mestre da Ordem do Templo. 


Na construção deste Castelo pode-se observar uma avançada arquitectura militar da época trazida por D. Gualdim Pais e outros Cavaleiros Templários da Terra Santa. D. Afonso Henriques concedeu aos Templários a defesa das linhas que conduziam a Coimbra, na altura capital do reino durante o séc. XII. 
Ao tomarem posse destas linhas, a Ordem do Templo passou a ser detentora de um vasto território entre o rio Tejo e o rio Mondego, e tinham como objectivo controlar o acesso meridional a Coimbra e Tomar era precisamente o centro nevrálgico desta região. 


O Castelo em Tomar começou a ser edificado no ano de 1160, mais precisamente um ano depois da carta régia de doação. O mestre da Ordem do Templo no ano de 1162 passou carta de foral aos moradores, o que revela que houve uma preocupação em criar condições de defesa do povoamento e também uma necessidade de desenvolver esta povoação a nível económico. 


No que diz respeito a elementos românicos existentes nesta fortaleza, a Torre de Menagem é sem duvida um elemento a destacar. A Torre de Menagem foi introduzida no nosso país pelos Templários. 


Ao longo dos séculos, o recinto do Castelo foi ocupado com outras construções, nomeadamente pelo conjunto do Convento de Cristo, que esta classificado como Património Mundial. 


O Castelo dos Templários apresenta uma arquitectura militar com uma junção dos estilos românico, gótico e renascentista, é composto também por uma dupla cintura de muralhas. 


Estas muralhas, uma encontra-se em plano superior apresentando uma planta poligonal irregular com algumas faces curvas nascendo junto á entrada da Casa do Capítulo e terminando na Torre de Dona Catarina, outra destas muralhas encontra-se num plano inferior ligando a fachada leste da Charola à zona Sul da Alcáçova que correspondia à vila fortificada da Baixa Idade Média. 


O Castelo dos Templários tendo como tipologia uma arquitectura militar encontra-se classificado como Monumento Nacional.


Atributos:
takes less than 1  hourdrinking water nearbyavailable in winterparking availabledogs allowedscenic view


Mapa:

0 comentários: